A presença marcante da comitiva composta por representantes de Sant’Ana do Livramento e Rivera no South Summit Brasil 2025, reforçou o protagonismo da Área B e destacou o fortalecimento do projeto do Parque Tecnológico Binacional, consolidando a fronteira Brasil-Uruguai como polo de inovação. Durante o evento, a delegação binacional reafirmou o compromisso com o desenvolvimento regional fundamentado na tecnologia e inovação.
Entre os participantes, o professor Leonel Paes, da UTEC, celebrou o engajamento de brasileiros e uruguaios na construção de um ecossistema robusto. Ele destacou que já é possível colher frutos dessas conexões, após três edições do evento. Reforçando o convite para eventos na região da fronteira.
Cíntia Martinez, Presidente da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Rivera, membra da Área B e Consultora pelo MIDR no projeto do Parque Tecnológico Binacional, enfatizou a relevância do esforço conjunto entre atores diversos para concretizar o projeto. “O interesse crescente de instituições públicas e privadas no nosso território é uma evidência clara do potencial transformador que temos em mãos”, afirmou.
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) também esteve representada por meio do diretor do campus de Sant’Ana do Livramento, professor Alexandre Xavier, e do professor Rafael Schmidt, coordenador do grupo de trabalho responsável pela construção do projeto do Parque Tecnológico Binacional. A presença da academia reforçou a importância do envolvimento técnico e científico no desenvolvimento da região e na consolidação de um ecossistema de inovação. Outro destaque foi do vereador Rafa Castro, representando a Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento reforçando a união política em torno do projeto, ressaltando que a pauta transcende diferenças partidárias.
Entre os avanços recentes está a aprovação de um projeto de lei para doação de um terreno central próximo à linha divisória e à UTEC, que será a sede do Parque Tecnológico no lado uruguaio, financiado por R$ 46 milhões junto ao FOCEM. “Esse projeto é um legado que criará empregos e oportunidades, mantendo nossos jovens na região por décadas”, disse Rafa Castro.
A participação no South Summit Brasil 2025 foi avaliada de forma extremamente positiva. Além de abrir portas para novas parcerias, o evento reforçou a imagem da fronteira como espaço cooperativo e inovador, com potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e integrado. Com uma população bilíngue, sete instituições de ensino superior e um setor empresarial engajado, Sant’Ana do Livramento e Rivera seguem firmes no caminho da inovação como vetor de progresso territorial.
South Summit Brasil – É um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina.
Área B – Ecossistema Binacional de Inovação e Desenvolvimento.
Para mais informações sobre o trabalho realizado pela Área B e suas iniciativas, visite: www.areabinacional.org.